Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Subcomandante
Início do conteúdo da página

Subcomandante

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 15h57 | Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 09h42 | Acessos: 2389

Gen Div - IVAN FERREIRA NEIVA FILHO

 

Ao ser nomeado para o cargo de Subcomandante Logístico, o General de Divisão Ivan Ferreira Neiva Filho exercia a função de comandante da 7ª Região militar – Região “Matias de Albuquerque”, no Recife – PE.

Foi promovido ao posto atual em 2019.

Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 27 de fevereiro de 1982. Foi declarado Aspirante-a-Oficial de Material Bélico em 1985, sendo classificado no 25º Batalhão Logístico (Escola), no Rio de Janeiro - RJ.

Como oficial subalterno e intermediário, serviu em organizações militares no Rio de Janeiro e em Curitiba; foi instrutor da AMAN e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO); e foi observador militar na missão das Nações Unidas em Moçambique (ONUMOZ).

Realizou o Curso de Extensão em Material Bélico, pela Escola de Material Bélico; o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; e o Curso Avançado de Logística Combinada, pela Escola de Logística do Exército dos Estados Unidos da América.

Como oficial superior, realizou o Curso de Comando e Estado-Maior, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; o Curso Avançado de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas, na Academia de Defesa do Reino Unido; o Mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; e o Curso Superior de Defesa, pela Escola Superior de Guerra;

Serviu no comando da 7ª Região militar em Recife - PE; foi Oficial de Gabinete do Comandante do Exército, no Centro de Comunicação Social do Exército e na Assessoria de Assuntos Institucionais, em Brasília - DF; foi Oficial de Operações no Departamento de Operações de Paz (DPKO) da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos da América; e comandou a Escola de Material Bélico (Es MB) e a Escola de Sargentos de Logística (Es S Log), ambas no Rio de Janeiro – RJ.

Como Oficial General, foi Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados, Comandante Conjunto de Fiscalização de Explosivos durante os Jogos Rio 2016 e Chefe do Escritório de Projetos do Exército, todos em Brasília – DF.

Possui diversos cursos civis, no Brasil e no exterior, dos quais se destacam: Mestrado em Estudos de Defesa pelo King´s College da Universidade de Londres; MBA executivo, pela Fundação Getúlio Vargas; Especialização em Administração e Gestão, pelas Faculdades Simonsen; e em Logística Empresarial pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília.

Foi condecorado com diversas medalhas nacionais e estrangeiras, dentre as quais se destacam: a Medalha Marechal Hermes, Dourada, com três coroas; as Ordens do Mérito da Defesa, do Mérito Militar e do Mérito Aeronáutico; a Medalha Militar de Ouro; a Medalha do Pacificador; a Medalha Santos Dumont; a Medalha do Quartel-General da Organização das Nações Unidas; e a Medalha das Nações Unidas – ONUMOZ.

 

Fim do conteúdo da página

Copyright © 2021 - Exército Brasileiro - Comando Logístico - COLOG
Quartel General do Exército - Bloco C - 1º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília- DF | 70630-901
Página aprovada pelo BI Nº 105/2014