Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Publicado: Terça, 03 de Maio de 2016, 11h52 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 10h41 | Acessos: 19762

  1. DEPARTAMENTO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
         a. O Decreto-Lei nº 9.100, de 27 de março de 1946, criou o Departamento Geral de Administração (DGA), com sede no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro/RJ.
         b. O DGA era integrado pelas seguintes Diretorias: de Pessoal; de Material Bélico; de Engenharia; de Transmissões; de Recrutamento; de Intendência; de Saúde; e de Remonta e Veterinária.
    2. DEPARTAMENTO DE PROVISÃO GERAL
         a. O Decreto nº 39.900, de 4 de setembro de 1956, extinguiu o DGA, transformando-o em Departamento de Provisão Geral (DPG).
         b. Foram mantidas as diretorias subordinadas, a exceção da Diretoria de Pessoal; da Diretoria de Serviço Militar, que anteriormente tinha o nome de Diretoria de Recrutamento; e da Diretoria de Engenharia.
    3. DIRETORIA GERAL DE MATERIAL BÉLICO E O DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO
         a. A Diretoria Geral de Material Bélico (DGMB) foi criada em 1952, mantendo sua sede no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro/RJ. Conforme Decreto nº 67.459, de 30 de outubro de 1970, passou a denominar-se Departamento de Material Bélico (DMB).
         b. Em 1973, o DMB foi transferido para Brasília/DF e tinha as seguintes organizações militares diretamente subordinadas (OMDS): Diretoria de Fabricação e Recuperação; Diretoria de Armamento e Munições;  Diretoria de Motomecanização; e Diretoria de Engenharia.
    4. DEPARTAMENTO GERAL DE SERVIÇOS
         a. O Decreto nº 68.116, de 27 de janeiro de 1971, transformou o Departamento de Provisão Geral (DPG) em Departamento Geral de Serviços (DGS), sendo, também, transferido para a Capital da República.
         b. O DGS era composto pelas seguintes OMDS: Diretoria de Material de Intendência; Diretoria de Subsistência; Diretoria de Transportes; Diretoria de Assistência Social; Diretoria de Remonta e Veterinária; Diretoria Técnica de Saúde; Diretoria Administrativa de Saúde; e Diretoria de Processamento de Dados.
    5. DEPARTAMENTO LOGÍSTICO
         a. O Departamento Logístico (DLog) foi criado por intermédio do Decreto Presidencial nº 3.649, de 30 de outubro de 2000, dentro da Estruturação do Órgão de Direção Setorial de Logística, com a fusão do DGS com o DMB.
         b. Por intermédio Portaria do Comandante do Exército nº 274, de 11 de maio de 2007, o DLog ficou reconhecido como “legatário dos extintos Departamento-Geral de Serviços (DGS) e Departamento de Material Bélico (DMB)”, considerando-o como o “legítimo herdeiro das tradições do DGS e do DMB”. Além disso, a referida Portaria corrige a evolução histórica do DLog, “garantindo-se a manutenção e o culto das tradições dos departamentos extintos [DGS e DMB], além de se preservar parcela considerável da história do Exército Brasileiro”.
    6. COMANDO LOGÍSTICO
         a.  Visando dotar o Sistema Logístico do Exército (SISLOG) de um órgão central capaz de, em melhores condições, cumprir a missão de orientar e coordenar o apoio logístico ao preparo e emprego da Força Terrestre, prevendo e provendo, no campo das funções logísticas de suprimento, manutenção e transporte,os recursos necessários ao Exército e às necessidades de mobilização dessas funções, além da coordenação das atividades de fiscalização de produtos controlados pelo Exército e de remonta e veterinária, o Departamento Logístico foi transformado em Comando Logístico (COLOG).
         b. Pelo Decreto nº 6.710, de 23 de dezembro de 2008, o D Log foi transformado em COLOG e passou a ter a seguinte estrutura organizacional: Diretoria de Abastecimento, antiga Diretoria de Suprimento; Diretoria de Material, antiga Diretoria de Manutenção; Diretoria de Material de Aviação do Exército; Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados; Base de Apoio Logístico do Exército e Gabinete de Planejamento e Gestão.
         c. Em 19 de agosto de 2023, o COLOG foi reestruturado pelo Decreto nº 11.568.

Fim do conteúdo da página

Copyright © 2021 - Exército Brasileiro - Comando Logístico - COLOG
Quartel General do Exército - Bloco C - 1º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília- DF | 70630-901
Página aprovada pelo BI Nº 105/2014