Parceria Entre Exército e Correios leva mais de 260 toneladas de suprimentos ao Rio Grande do Sul - Operação Taquari 2
Rio de Janeiro (RJ) - No dia 22 de maio, o Estabelecimento Central de Transportes (ECT) e o 1º Depósito de Suprimentos (1º D Sup) iniciaram mais uma grande operação logística de envio de suprimentos para o Rio Grande do Sul. A ação envolveu a arrecadação solidária de mais de 260 toneladas de suprimentos com a parceria dos Correios.
A missão humanitária segue para o sul em um comboio composto por 9 viaturas militares e 7 caminhões dos Correios. As doações são destinadas às cidades de Passo Fundo e Santa Maria, onde a população tem enfrentado dificuldades extremas, devido aos efeitos devastadores das inundações. Além disso, um carregamento com mais de 18 mil rações operacionais foi destinado à Nova Santa Rita. A chamada Ração R2 contém alimentos prontos para o consumo que correspondem às refeições necessária para alimentar um combatente durante 24h.
Entre os donativos enviados estão àqueles essenciais para atender às necessidades imediatas das vítimas. São suprimentos como água mineral, colchões e colchonetes, repelentes, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e alimentos.
A operação conjunta com os Correios é coordenada pela 1ª Região Militar (1ª RM) e executada pela Base de Apoio Logístico (Ba Ap Log). A previsão é que os donativos cheguem ao destino até o dia 1º de junho, levando alívio às comunidades afetadas pela tragédia ambiental.
A ação é parte do esforço integrado de voluntários civis, militares e diversos órgãos do poder público para atender às necessidades básicas da população gaúcha.
Fonte e crédito das fotos: 1ª RM e Ba Ap Log
Foto 1 e 2: Preparação do comboio nas instalações do 1º D Sup