Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CORE 22: Apoio Logistíco é Missão Real em Exercício Combinado Entre Brasil e Estados Unidos

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 10h35 | Última atualização em Quarta, 07 de Setembro de 2022, 11h59 | Acessos: 38

Louisiana (EUA) - O apoio logístico ao Exercício CORE 22 vem sendo planejado e realizado desde 2021, início da preparação, até a execução no presente ano. As ações de logística para a CORE 22 envolvem o Centro de Coordenação das Operações Logísticas, a Base de Apoio Logístico do Exército e a 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.

“A logística está sendo adestrada em um nível muito mais alto que a gente imagina lendo a preparação do exercício. Fizemos o planejamento do transporte estratégico da tropa, de suprimento e de sustentação dessa tropa em combate. Isso serve, na verdade, como um núcleo que a gente pode usar como lição aprendida e, a partir daí, extrapolar para além um exercício de subunidade. Para a logística, o ganho é muito maior que a gente imagina somente lendo o planejamento do exercício. Conseguimos testar se o nosso sistema realmente funciona, e funcionou! Essa é melhor parte”, destacou o Chefe do Centro de Coordenação das Operações Logísticas do Comando Logístico, General de Divisão Flávio Mayon Ferreira Neiva.

Durante a preparação, foram desenvolvidas as seguintes atividades: aquisição, distribuição e remanejamento de materiais de emprego militar para a companhia CORE da Brigada Aeromóvel, descentralização de recursos atinentes às classes de suprimento para as diversas atividades, planejamento e execução do Plano de Trabalho do exercício combinado, processo de contratação do transporte aéreo para pessoal e material, dentre outros.
Durante a execução, podemos citar o processo de desembaraço alfandegário (pessoal e material), a logística administrativa, englobando a distribuição de alojamentos e viaturas, serviços e demais necessidades, além da logística operacional para permitir a subunidade CORE cumprir sua missão no terreno.

CORE 22
O Exercício CORE 22 é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipulou exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028, promovendo interoperabilidade entre os dois exércitos. O exercício também tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), certificando tropas do Exército Brasileiro para operações internacionais. A edição 2022 começou em 4 de agosto e vai até o próximo dia 6 de setembro.

Crédito: Centro de Comunicação Social do Exercito

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Copyright © 2021 - Exército Brasileiro - Comando Logístico - COLOG
Quartel General do Exército - Bloco C - 1º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília- DF | 70630-901
Página aprovada pelo BI Nº 105/2014